Sobre o Grupo de Trabalho em Redução de Danos, da UFSCar
O Grupo de Trabalho de Redução de Danos da UFSCar surgiu em 2017 após a realização do Fórum Estadual de Redução de Danos em São Carlos, o que ocorreu também com a criação do Coletivo Livre de Redução de Danos.
O GT surge na perspectiva de atuação sobre a política de saúde mental dentro da Universidade Federal de São Carlos, principalmente na vertente de ações sobre uso de substâncias e redução de danos no contexto universitário.
Assim, as ações deste GT são construídas no sentido de promoção da saúde mental, a partir de atividades de extensão universitária, bem como pelo oferecimento de oficinas e espaços de formação e apoio, como palestras, rodas de conversa etc. Também atua continuamente na produção de conteúdos para as redes sociais, com o intuito de estimular a disseminação de conhecimentos sobre redução de danos.
A orientação do GT de RD é feita pela docente do departamento de psicologia da UFSCar, a Professora Doutora Taís Bleicher. Além disso, é atualmente composto por:
-Amanda Ferreira, graduanda em Ciências Sociais na UFSCar.
-Camila Felix, graduanda em Medicina na UFSCar.
-Carolina Firmino, bacharela em Psicologia pela UFSCar.
-Daniel Galvão, graduando em Medicina na UFSCar.
-Fábio Manoel Galvão, graduando em Filosofia na UFSCar.
-Julia Delfino, graduanda em Psicologia na UFSCar.
-Marcella de Oliveira, mestranda em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), pós-graduanda em especialização em Técnica Klauss Vianna (PUC-SP) e bacharela em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP).
-Moisés Carvalho, graduando em Psicologia na UFSCar.
-Nicole Sanches, graduanda em Medicina na UFSCar.
-Pedro Coelho, bacharel em Psicologia pela UFPB.
-Sofia Selpis, graduanda em Enfermagem na UFSCar.
-Tamiris Mariano, graduanda em Psicologia na UNICEP.