O que é Redução de danos?
Há muitas formas de se tentar definir a redução de danos. Segundo a Associação Brasileira de Redutoras e Redutores de Danos (ABORDA) é "um paradigma que constitui um outro olhar sobre a questão das drogas, instituindo novas tecnologias de intervenção comprometidas com o respeito às diferentes formas de ser e estar no mundo, promovendo saúde e cidadania."
Mas o que seria esse "outro olhar" sobre a questão das drogas? Entre as possibilidades de se pensar esse assunto, podemos ressaltar algumas coisas: a redução de danos inclui políticas e ação reflexiva que visa a prevenção a danos associados ao uso de substâncias ou a práticas sexuais "de risco", não necessariamente, por exemplo, a prevenção ao uso das substâncias. Mais que isso, além de partir do fato de que o uso de substâncias psicoativas é uma realidade histórica, que ultrapassa a era moderna em que as drogas são vistas como problema, considera que é um fenômeno complexo pelo qual perpassa questões sociais, individuais e institucionais.
Assim, a redução de danos como abordagem de cuidado sobre drogas, que parte tanto de profissionais quanto de usuários para o cuidado de seus pares e de si, visa uma reflexão sobre as motivações de uso, considerando as pessoas como corresponsáveis pela sua relação com as substâncias. No entanto, isso não inclui um paradigma culpabilizante e moralizante, como se aquele uso fosse um "erro" e a pessoa "errada/desviada". Mais que isso, considera que todas as pessoas são capazes de lidar com seu uso e desenvolver maiores graus de autonomia, sem haver necessidade de imposição de abordagens autoritárias, como a abstinência imposta ou a internação involuntária ou compulsória por período maior do que para resolução de uma intoxicação aguda (como casos de overdose e períodos de abstinência não controláveis sem medicação).
Ou seja, a redução de danos é uma apologia ao Cuidado, à verdade e à ética do cuidado centrado na pessoa.
Para mais informações sobre redução de danos, confira nossas próximas publicações ou acesse as bibliografias abaixo! Se precisar de PDFs, envie mensagens para nós!
Bibliografia:
Vídeo Redução de danos e drogas em 5 perguntas, de Maria Angélica Comis.
Vídeo O Que é Redução de Danos?, do "Que Droga é Essa?" apresentado por Gabriel Pedroza.
Capítulo "Redução de Danos", escrito por Denis Petuco, no Livro Álcool e outras drogas, do CRP-SP, de 2013.
Capítulo "Caminhos sobre a Especificidade da Redução de Danos frente aos modelos de abordagem ao uso de psicoativos no Brasil", escrito por Rogério Gomes, no livro As drogas na contemporaneidade: perspectivas clínicas e culturais, da EDUFBA, de 2012.